quarta-feira, 2 de abril de 2008

Marketing - MKT


MARKETING

Marketing ou como preferimos usar o termo em sigla, MKT. Como conseguimos chegar a uma conclusão simples sobre o MKT na faculdade. Trata de uma atividade que compreende um processo que vai desde a idealização de um produto ou empresa e vai até após a venda deste produto ou serviço como seu melhoramento ou manutenção. Como um processo mercadológico, mas não podemos pensar apenas em mercadologia porque por si só a mercadologia é apenas um dos processos que compreende a atividade “Marketing”.

Fatores relevantes pelo MKT.
São fatores internos e externos que compreendem toda essa atividade, esses fatores ajudam e muito compreender o que o MKT pode fazer e também auxilia no melhoramento de empresas e produtos, sejam eles quais forem.

Fatores internos:

Produto – Marca – Embalagem – Preço – Distribuição – Serviços – Venda Pessoal – Comunicações.

Cada uma dessas etapas de análise depende um das outras nada pode ser feito sozinho ou como um processo único, Assim como o produto deve ser pensado primeiro a comunicação que supostamente seria a sua ultima etapa a ser trabalhada deve ser pensada quase que simultaneamente. Mas mesmo assim vala a pena ver cada uma dessas etapas e o que elas compreendem. No caso de se idealizar um serviço é bom pensar que serviços em si como a mão de obra não tem composição química, mais um serviço prestado de dedetização, por exemplo, requer o manuseio de produtos químicos que tem uma composição. Ou mesmo que no processo não haja em hipótese alguma composição química, vamos pensar em um todo e posteriormente faça análise de todos os fatores dentro do caso pensado e o que não for encontrado é porque passou despercebido ou não há mesmo.

Produto: Composição química; composição física; design industrial.
Deve se conhecer realmente a fundo o que se quer trabalhar. Conhecer por exemplo a composição química daquilo que quer trabalhar ou fabricar é super importante, pois pode ser ai que vai estar o diferencial de qualidade ou custeio do seu produto.
Composição física, todos já reparamos que em embalagens fechadas vem o numero aproximado de componentes que compõem um produto, esse é um exemplo de conhecer a composição física do seu produto, quantas partes desmontáveis o compõe, quantas parte podem causar uma ingestão acidental ou provocar um acidente traumático e isso tudo no final das contas também pode fazer a diferença na hora de apresentar o seu produto ao cliente.
Design industrial é o formato a anatomia que vai ter esse produto, se ele se encaixa a todos os tamanhos de usuários, por exemplo, se agrada visualmente, se é confortável, etc.

A Marca: Talvez o processo que eu deveria gostar mais dentro da idealização de um produto por ser publicitário, mas não consigo pensar em um produto com uma marca forte sem uma qualidade ou um diferencial.
Mas a marca em um produto é quase tudo é onde o seu dono vai expor a sua identidade, onde ele vai mostrar a todos porque tem aquele produto, o nosso nome, por exemplo, é a primeira coisa que tratamos de falar quando nos apresentamos a alguém, daí por diante dizemos de onde viemos o que fazemos e quem conhecemos e etc.
Então na hora de pensar em uma marca nova ou na filiação ou junção com uma marca existente, pense em um nome forte, marcante que se sobre saia diante das demais marcas no seguimento.

Embalagem: essa é a parte que vc deve escolher bem, porque é aonde a sua marca vai aparecer gravada, como no caso de autopeças normalmente uma caixa de papelão com o nome e especificação de modelo do produto já são suficientes, mas no caso de um perfume a embalagem é o principal atrativo para que o consumidor queira sentir a fragrância e no caso de serviços pode ser as roupas e uniformes utilizados pelos funcionários ou integrantes da empresa.

Preços: São os valores a serem analisados, depois de ter estudado seu produto ou serviço, quimicamente, fisicamente e outros tipos de custeios na produção ou lucratividade do negócio é hora de começar a pensar no preço que também diz respeito a créditos, descontos e condições de venda.
Tudo vai depender do seu interesse de retorno, segurança de recebimento e lucro. Quando vc dá crédito de compra para o seu cliente, pode escolher a forma de crédito que vai escolher dar a ele, hoje temos uma infinidade de marcas de cartões de crédito, isto é, vc contrata um beneficio de uma empresa de crédito, seu cliente consome e a empresa de crédito repassa o valor a você talvez essa seja a única forma de recebimento a prazo 99,9% segura. Como isso gere um custo à empresa tem que ser analisando antes de repassar o preço na prateleira. Já passei por situações do tipo, “compre em quatro vezes sem juros!”, e quando fui passar o produto no caixa essa venda era apenas para clientes cadastrados e ou no cheque, clientes que optassem por cartão havia um acréscimo no valor e o parcelamento era em até três vezes apenas. No meu caso optei por não fazer a compra e só, mas existem pessoas que fazem valer seus direitos até o fim, porque anuncio é anuncio e se não tem especificação a loja era praticamente obrigada a me vender naquelas condições da forma que eu bem entendesse pagar. Na hora de colocar e expor os valores seja bem específico se houver variação de valores dentro das formas de pagamento, isso até ajuda o cliente a escolher um modelo de produto ou serviço às vezes fazendo com que ambos ganhem tempo com o atendimento. Descontos são sempre bem vindos e é ilusão pensar que vai perder se vai dar desconto, porque a margem de desconto deve estar embutida no preço do seu produto, isto é, deve se ter uma margem máxima de lucro e também uma margem mínima e de preferência ter fases predeterminadas de descontos como, por exemplo, se o cliente insistir em um desconto, você pode optar por oferecer um produto conjugado ao que ele escolheu ou simplesmente dar 10%, 15%, 20% de desconto e assim por diante, dependendo do segmento é normal chegar até 70% de desconto, como é o caso de lojas de vestuário com coleções passadas de roupas querendo se desfazer do estoque quase a preço de custo para poder liberar espaço e conseguir verba para uma próxima compra de coleções novas mais rápido.
Tudo isso faz parte das condições de venda, prazo para pagamento, forma de pagamento, tempo de carência para troca, etc.

Distribuição: De que forma pretende entregar esse produto para o seu cliente ou como pretende chegar até o seu cliente para prestar um serviço? Você vai poder ir de carro, ou o material exige algum cuidado no transporte, esse material pode quebrar, vazar, sofrer algum tipo de avaria pelo transporte, por armazenagem, por exposição na prateleira?
Quais os canais de transporte do seu produto ou serviço utilizar?
No caso de um curso, você pode ter um ambiente físico no qual o cliente se desloca para fazer as aulas, ou simplesmente enviar um disco contendo os arquivos e instruções necessárias para ele, ou ainda simplesmente não depender de moto-boy ou correios para a entrega e enviar por internet a custos quase nulos. No caso de um produto pode optar por um transporte próprio, serviço de entrega terceirizado que pode ser uma transportadora ou as agências de correios do Brasil no nosso caso.
O local onde se situa a empresa e o depósito ou expositor de produtos é um fator importantíssimo para a distribuição desse produto.
Ouvi de meu pai e escuto da minha irmã até hoje, “esquina é um ponto morto!”. Mas por quê? É simples, porque quando vc está transitando de carro ou a pé mesmo quando vc chega a uma esquina a tendência é prestar atenção no cruzamento, de quem é a vez de passar, se vc espera ou não, sinal aberto ou fechado e etc. Mas por outro lado redes de fast-food como o Mcdonalds, Habibs e Bob’s por exemplo dão preferência a esses pontos por poderem se utilizar melhor do “Drive-tru” que é para o próprio motorista no caso de estar sozinho ou com pressa pegar sem ter que descer do carro o que ele deseja. Não recomendo por esse motivo uma loja na esquina, claro depende da esquina, a uma farmácia que exige uma movimentação grande de clientes e com isso um espaço fácil e prático de manobrar um carro por exemplo.

Serviços: Aqui vemos o que podemos oferecer de ante mão para o cliente e temos uma noção da preocupação com o pós venda de um produto ou serviço prestado. Para entender essa etapa não é interessante explicar o processo e sim fazer algumas perguntas para saber o que você pode ou não oferecer.
Que tipo de serviço você pode oferecer ao seu cliente?
A entrega é gratuita?
A instalação, configuração ou aplicação do produto é realizada por técnicos de sua própria empresa?
A assistência técnica é realizada na sua própria loja ou?
Custos de envio para uma eventual troca, manutenção é por conta de quem?
Essas são apenas algumas das muitas questões que devem ser pensadas e analisadas com carinho para a formulação de uma boa empresa e algumas das medidas adotadas podem influenciar nos custos do produto ou serviço o que deve ser analisado e pensado junto com o preço.

Venda: Não é apenas ter um estabelecimento bem localizado para poder vender esse produto ou serviço. Envolve como você vai querer vender, se pretende fazer venda apenas no estabelecimento ou se pretende utilizar venda porta a porta, por telefone, via internet e etc. O mercado é muito vasto e permite uma infinidade de maneiras diferentes de se vender um produto ou serviço.

Comunicação: Essa é a parte divertida e animada do projeto, idealizar um esquema de comunicação é sempre interessante é nessa parte que se pode sonhar, viajar e explorar bastante a sua criatividade. A propaganda as promoções, merchandising, e as relações públicas. Não vou dar absolutamente nenhuma dica de como realizar nenhum desses processos dentro da comunicação, acredito que vale a pena pedir que você procure uma agencia de comunicação ou um profissional capacitado, de preferência formado e ou especializado em comunicação social.









Fatores Externos.

Essa é a parte onde começam a aparecer os resultados da realização e idealização dos fatores internos. Mas ainda sim não é hora de começar a trabalhar, essa etapa é praticamente para tirar a prova real de que os fatores internos vão funcionar perfeitamente ou pelo menos prever suas variáveis.

Trataremos então da demanda do produto, da concorrência, distribuição, tecnologia, legislação e outros fatores relevantes como as questões da natureza por exemplo.

Demanda: Do produto, você deve saber sempre qual a demanda do seu produto, quem vai comprar, quantas pessoas são possíveis compradoras do seu produto ou serviço para assim poder estimar quantas peças deverá ter ou simplesmente saber da demanda da sua empresa como exemplo, quantos funcionários serão necessários para realizar um determinado serviço e quantos serviços e em quanto tempo você realizara esse ou esses serviços.
Da demanda da indústria se vc compra o produto de alguém para revendê-lo ou depende de produtos para a realização do serviço você também deve saber quanto desse produto ou desse material a fabrica ou o seu atacadista pode conseguir te fornecer. Para isso é preciso também estudar os seus clientes e saber qual a demanda desse consumidor ou comprador o quanto ele pode consumir ou utilizar em um determinado espaço de tempo. Isso engloba fatores sócios econômicos, crises na bolsa de valores, queda ou alta no valor de ações de mercado e dependem também em parte de fatores físicos e geográficos, por exemplo: se chove, o seu cliente compra? Ou vc pode ir realizar o serviço? Vamos dizer que uma simples chuva não atrapalhe, mais e uma enchente que pode ser ocasionada, e um possível raio? Todos esses fatores têm que ser muito bem pensado, por exemplo, deve ser bem mais caro vender peixes ornamentais no nordeste onde a água é um bem muito mais precioso do que vender os mesmo peixes aonde existem uma grande parte de bacias hidrográficas como no mato grosso do sul e sudeste do país.
Outro ponto importante relacionado à demanda, são os fatores psicológicos. De quanto em quanto tempo vc deve mudar a cor do seu produto para que o seu cliente não enjoe dele, ou de quanto em quanto tempo vc deve fazer uma visita surpresa para saber como está o seu cliente? Isso tudo ajuda e muito no pós venda e pode ajudar a controlar a sua demanda.

Concorrência: Analisar a concorrência pode ser ruim, mas é um dos fatores mais importantes para o seu sucesso, porque é onde vc vai ter uma noção do que fazer para ter um diferencial que pode influenciar a suas vendas.
Como o seu concorrente se comporta? Quando vc anunciou a abertura do seu comércio ele tomou alguma providencia para ser notado? Ele modificou alguma coisa na empresa para prender ou ganhar novos clientes? Ele começou a trabalhar com novos produtos e serviços?
Saber como a concorrência se comporta de acordo com o mercado e as atitudes que vc toma, pode ajudar você a não cometer os mesmos erros que ele ou simplesmente fazer valer a sua personalidade e atrair um publico que ele não consegue e assim pode, ganhar espaço no mercado, conquistar novos clientes e ainda sim trabalhar no mesmo segmento e um não afetar o outro. Por exemplo, se vc vende perfumes anti-alérgicos e seu concorrente perfumes comuns um ainda pode auxiliar a venda do outro.
Quais as características do seu concorrente, a loja dele é bem localizada? Qual o tamanho dessa loja? Quantos funcionários ele tem? São questões para qual você deve estar atento, porque ele é que pode estar atento com você.

Distribuição: Novamente vemos que é necessário analisar os pontos relativos à entrega desse produto, é aqui que tiramos à prova de que o que imaginamos, projetamos ou fazemos para a distribuição de um produto ou serviço vai funcionar ou não. Então reveja todos os pontos necessários para a distribuição, como os canais de distribuição, que são os veículos e meios pelo qual esse produto vai ser entregue ao cliente, o transporte é como esse produto vai ser transportado, se é em caixas, sacos, plástico bolha, em tanques, etc. Armazenagem é como esse produto vai ser guardado ou exposto aos seus consumidores e as regras para que isso aconteça sempre da mesma maneira.
Confira se está tudo dentro do esperado, corrija o que for necessário, mantenha o que estiver em ordem e melhore o que puder ser melhorado!

Tecnologia: é todo o estudo das técnicas existentes dentro do segmento e as disponíveis, nem sempre o que existe está disponível para o consumo de todas as partes, existem produtos que são apenas vendidos a fábricas e outros que exigem alguns cuidados e autorizações que são difíceis de conseguir ou inviáveis economicamente falando. Então o ideal é procurar um equilíbrio e a melhor relação custo benefício para a comercialização de um produto ou serviço.

Legislação e Regulamentação: Todo país, estado, cidade ou bairro às vezes exigem autorizações e concessões diferentes para se trabalhar com um determinado produto ou serviços, por isso sempre antes de iniciar um negócio é bom consultar um contador e ou em alguns casos até um advogado e a prefeitura local no caso de ser instalado em algum determinado município. Como sempre vemos nas rodovias algumas placas, “Antes de construir consulte o DER”. DER (Departamento de Estradas e Rodagem). Outros órgãos interessantes a serem consultados, são as associações comerciais e IMETRO em alguns casos. Outra dica é sempre estar a par da regras atualizadas da ABNT – (Associação Brasileira de Normas Trabalhistas).
Consultar a legislação é importante para saber das restrições presentes e também de seus incentivos, cada município cria alguns mecanismos de incentivo para aquilo que supostamente queiram em seu território, como fábrica de calçados, manufatura de produtos como couro, tecidos, fábricas de papel e etc.

Outros Fatores: Mesmo analisando cada uma das etapas anteriores corretamente, é preciso considerar fatores surpresas, um possível incêndio, roubos, assaltos, planos de saúde para os funcionários. Por isso é sempre bom estar a par de planos de seguros tanto para o estabelecimento quanto para os seus funcionários ou integrantes do grupo.

O marketing é algo que pode sim ser feito por conta própria, mas algumas etapas exigem ai alguns dados a mais que são obtidos apenas com a realização de uma boa pesquisa e as soluções para os problemas de comunicação em 99% dos casos só se consegue o sucesso com o auxilio de um bom profissional que já tenha certa experiência ou pelo menos um bom conhecimento adquirido.
Hoje no mercado existe uma infinidade de profissionais com especialidades em várias dessas disciplinas, por isso reforço a idéia de procurar um desses profissionais que normalmente estão sempre prontos a atender pessoas com possíveis problemas a serem resolvidos.


como sempre dou a letra do que pretendo escrever no próximo post ... então, vou tentar falar de planejamento, adóóóóóro planejamento, aliás sem planejamento a vida não é nada...

3 comentários:

  1. giuuuuuuuu
    eu adóooooro ler, mas vc ta abusando! hahahaha
    coloca uma fotéeeenha aí ow!

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  2. o que eu to fazendo em mkt???????????????????????
    hahahahahaha

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  3. é que vc falo pra por uma foto ... ai essa é uma das mais recentes que tem eu .. ai pronto .. Super vc e Super mara entraram na fita tb .. kkkk

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