quinta-feira, 24 de abril de 2008

O Futuro!










Os robôs podem ocupar o lugar de 3,5 milhões de pessoas no Japão até 2025!

O grupo Machine Industry Memorial Foundation, diz que os robôs podem ajudar a preencher lacunas. Em vez de cada robô substituir uma pessoa, a fundação sugere que as máquinas podem ajudar as pessoas terem tempo para se focarem em coisas mais importantes.
(Infelizmente o grupo apenas sugere que isso seja feito, mas na realidade sabemos muito bem o que vai acabar acontecendo...).

Segundo estimativas do governo japonês, até 2030 o país enfrentará uma queda de 16% no tamanho da sua força de trabalho conforme cresce o número de idosos, o que gera temores acerca de quem trabalhará num país que não está acostumado nem se mostra disposto a aceitar a imigração.
(esse é um dos motivos pelo qual acredito na lei da seleção natural).

Pelo que eu entendi “e gostei”, os robôs são capazes de desempenhar tarefas inúteis para nós, como manusear um simples aspirador de pó, pra que se ele pode ter sensores infravermelhos que identificam sujeira, o caminho e pessoas e assim que termina ele volta pra sala de dispensa, e nem precisa de fios porque funciona a bateria, não, não estou viajando existe é gordinho, da Fuji Heavy Industries e ele já trabalha em dez prédios no Japão.






Militares já utilizam o Nintendo Wii para controlar robôs. Os responsável por isso são, David Bruemmer e Douglas Few, do Laboratório de Idaho do Departamento Norte Americano de Energia, modificaram um robô Packbot, da empresa iRobot, para reconhecer os comandos do Remote, o controle sem fio do Nintendo Wii - e o próximo passo é adaptar o iPhone. “eu acho é poco!”
Os robôs da linha Packbot podem assumir até seis configurações diferentes, para se adaptarem a necessidades como identificar e desarmar explosivos ou simplesmente atravessar um terreno, gravando as imagens em vídeo.

Lembrei agora de um desenho que passava no SBT eu acho, um tempo atrás, meninos compravam seus robôs em lojas de brinquedos eles serviam para lutas entre os robôs, mas depois de um tempo acabavam se tornando seres praticamente independentes de seus donos, com vontades e ações aleatórias, seria isso uma alusão ao futuro? Acham muito distante pensar assim?

A Cyberdyne desenvolveu uma roupa para ajudar pessoas que a usam a suportar uma carga maior de peso na hora de desempenhar tarefas que exijam força de quem não tem muita. O site é http://www.cyberdyne.jp/english/robotsuithal/index.html está em inglês, quem preferir escolha a versão em japonês rsrsrsrs... e se não quiser entrar pra ler e ver algo mais a roupa é essa.




O futuro "mega man" não está tão distante assim ao meu ver, o que resta agora é mudar para que os robôs tenham um grande impacto na força de trabalho. "Existem os preços altos, as melhoras necessárias nas funções dos robôs, e também a mentalidade das pessoas, elas precisam ter vontade de usar os robôs".

2 comentários: